Decoração

Portas de Alto Padrão: Dicas e Vantagens

Portas de Alto Padrão: Dicas e Vantagens

Portas de Alto Padrão: Dicas e Vantagens – A madeira sempre foi utilizada como matéria prima para diversos artigos, desde os mais utilitários até os mais decorativos, sempre apresentando muitas vantagens em relação a outros tipos de materiais. No que se trata de portas, a madeira também se destaca bastante na questão da qualidade, sobretudo nas portas de entrada ou de alto padrão. Neste artigo, vamos apresentar as melhores dicas e mostrar as principais vantagens deste tipo de produto.

Quais as melhores madeiras para uma Porta de Alto Padrão – Portas de Alto Padrão: Dicas e Vantagens

No mercado atual de esquadrias para casa, desde portas, janelas, pisos e até mesmo móveis, existe uma variedade grande de madeiras que podem ser utilizadas na confecção desses produtos, como, por exemplo, a sucupira, o tauari, a angelim, a ypê.De acordo com diversos estudos, no entanto, existem algumas madeiras que são mais fortes, mais resistentes e mais duradouras em relação a outras. 

Para a confecção de portas de entrada, que são produtos que necessitam de uma resistência e qualidade maior, são recomendadas que sejam trabalhadas direto na própria madeira, o que acaba por gerar os produtos de chamamos de portas de madeira maciça. Essa categoria, independente da madeira, possui como principal característica a resistência e a durabilidade, se os cuidados com a manutenção forem feitos da maneira correta. 

De qualquer maneira, alguns tipos específicos de madeira ainda se destacam. A madeira mais comercial, atualmente, é a Tauari, uma madeira que aceita melhor o corte, além de ser mais clara e que possui uma facilidade maior de ser trabalhada. Por isso, ela aparece como uma das principais nesse campo das portas de alto padrão. 

Além disso, a Cumaru é, também, uma das melhores e mais resistentes madeiras das quais são confeccionados os produtos. Trata-se de um material com um tom mais escuro e avermelhado, bastante utilizado.

Uma outra madeira que merece ser destacada também é a Peroba, que é considerada uma das melhores madeiras do mercado. Uma das principais características está relacionado com a sua cor amarronzada e com os veios mais escuros, além dos raios pouco visíveis, o que torna a porta mais simples, com menos rajados e bem mais uniforme em relação às outras.

Por fim, vale mencionar também a Teca como uma das madeiras que são amplamente utilizadas para portas de madeira maciça e que possuem uma qualidade acima da média. 

Quais os tamanhos das portas de alto padrão – Portas de Alto Padrão: Dicas e Vantagens 

As portas de entrada possuem tamanhos e padrões variados. No entanto, existe um consenso atual no mercado para tentar padronizar ainda mais essas medidas para facilitar tanto para os fabricantes quanto para os clientes. Elas possuem, normalmente, 82 centímetros de largura e 2,10 de altura. Isso, ainda, pode variar, mantendo essa mesma altura e aumentando a largura para 1,20, caso os clientes desejem portas mais largas.

Esse fato não impede que as portas possuem outros tamanhos. Existem situações em que é possível utilizar uma porta com medidas superiores aos padrões com mais 2,40 de altura e ainda mais largas do que 1,20. Nesses casos, os produtos precisam ser ainda mais especiais, com uma estrutura interna baseada em aço, para que as chapas de madeira maciça tenham a sustentação adequada e mantenham a sua durabilidade alta. As madeiras de Tauari, Cumaru e Peroba são as melhores e mais utilizadas nessas situações.

Uma outra possibilidade também, está no uso de chapas de madeira maciça na parte superior do vão para completar a área e não precisar de fazer uma porta realmente grande e fora dos padrões. Mesmo que isso seja possível, alguns clientes ainda procuram por opções em que seja possível a instalação de uma porta com mais de quatro metros de altura e que a abertura seja em sua totalidade.

Vantagens de uma Porta de Alto Padrão – Portas de Alto Padrão: Dicas e Vantagens

Porta de Madeira Estruturada

As portas de alto padrão, com um melhor acabamento, confeccionadas a partir de madeiras de maior qualidade, possuem diversas vantagens em relação às portas comuns. A primeira delas está no campo da estética, uma vez que as diferenças de um acabamento feito com mais cuidado é notável. Além disso, é fato que uma porta em dimensões maiores, como costumam ser os produtos de alto padrão, sejam mais chamativas e tornem a fachada da casa uma área bem mais completa no quesito apresentação. 

Um dos aspectos a serem destacados, também, está relacionado com a segurança. As portas de Alto Padrão, feitas em madeira maciça e, muitas vezes, estruturadas em aço, possuem um peso bem maior que as portas convencionais, além de necessitarem de kits para a instalação – seja para portas de abrir ou pivotantes – bem mais reforçados, o que corrobora com a noção de um produto que proporciona bem mais segurança para a residência. É, sem dúvidas, bem mais difícil arrombar uma porta de madeira maciça e com aço no seu interior.

A madeira, por já ter sido um organismo vivo um dia, está sujeita à ação de cupins, por exemplo, que se alimentam desse material. Dessa forma, é importante que sejam tomados os cuidados necessários para evitar o transtorno de ter uma porta comida por esses animais. Algumas madeiras são menos propícias à ações de cupins, bem como a Cumaru e a Teca, por exemplo. No entanto, com a utilização de verniz e produtos para a proteção da porta, dificilmente essas esquadrias serão atacadas e sofrerão com esses problemas. 

Dicas para uma Porta de Alto Padrão – Portas de Alto Padrão: Dicas e Vantagens

As portas de alto padrão são peças que se adequam a diversas decorações e às diferentes necessidades dos clientes. Ter um profissional para o acompanhamento, sobretudo um arquiteto, no entanto, é fundamental para um projeto bem sucedido e para que as portas de alto padrão possam se encaixar bem e cumprir a sua função decorativa  naquele espaço.

Para manter a sua qualidade, durabilidade e perfeito funcionamento, principalmente, nas áreas externas, onde esse tipo de produto costuma ser instalado, é importante, também, que sejam feitas manutenções recorrentes. Além do verniz obrigatório no ato de instalação da porta, a utilização de produtos para evitar o acúmulo de sujeira e poeira também se faz necessária.

No que tange a estética, os puxadores são sempre opções excelentes para o complemento de uma porta de alto padrão. A harmonia do tamanho da porta em relação ao ambiente é feita também por meio dos acessórios. No caso dos puxadores, um acessório com dimensões maiores que se destaque em meio à grandeza da esquadria é sempre uma boa opção.

Gostou do nosso artigo sobre Portas de Alto Padrão? A Allmad – Portas e Pisos é referência nesse mercado em Minas Gerais, atuando por mais de 50 anos sempre com produtos de qualidade extra e buscando a satisfação dos clientes. Visite nossa loja, entre em contato com um dos nossos consultores e faça uma orçamento!