Decoração, Dicas e Novidades, Tendências

Breeze de Madeira: uma opção interessante para o seu projeto

Breeze de Madeira: Uma opção interessante para o seu projeto



A arquitetura é uma arte que é repleta de possibilidades, tendo em vista os diferentes materiais e funções a que são atribuídas, a maneira como são ornamentados, dentre outros fatores. A madeira, por exemplo, é um dos materiais que são amplamente utilizados nesse meio devido ao seu grande apelo estético e utilitário. Entre as esquadrias que são utilizadas podemos destacar as portas, janelas, decks e outro itens de menor repercussão, como pergolados e o breeze de madeira. Este último, inclusive, pouca gente conhece e é um ornamento de bom custo-benefício, além de alto valor decorativo. Aqui neste artigo iremos abordar um pouco mais sobre o Breeze de Madeira e porquê ele é uma opção interessante para se ter no projeto.

O que é o Breeze de Madeira? – Breeze de Madeira: uma opção interessante para o seu projeto

O Breeze de Madeira trata-se de uma estrutura de madeira que se assemelha à uma veneziana, instalada em um vão aberto, constituído por ripas de madeira colocada na horizontal em forma de encaixe e com um sistema para abertura e fechamento que possibilita a moldagem dessa estrutura. Dessa forma, entre as principais características que estão atreladas ao Breeze estão a ventilação e a iluminação. 

Devido à essa abertura, o Breeze possibilita um ambiente melhor iluminado e uma sensação de frescor, uma vez que existe uma constante troca de ares entre o interior e o exterior do local. Além disso, ele pode ser instalado em diversos ambientes, podendo compor a decoração interna, separando ambientes, como no caso de salas para copas, bem como pode estar presente, também, em quartos. 

A versatilidade dessa esquadria é tão grande que pode ser colocado até mesmo em ambientes externos, substituindo até mesmo uma parede inteira nas varandas e, inclusive, em fachadas de casas, imóveis comerciais e apartamentos.

O Breeze de Madeira está disponível no mercado de diversos materiais, desde o Tauari, que é uma madeira mais clara e de um preço mais comercial, até mesmo outras madeiras mais nobres como o Cumaru e o Ipê. 

Benefícios de um Breeze de Madeira no seu projeto – Breeze de Madeira: uma opção interessante para o seu projeto

Inspirado na arquitetura francesa, o Breeze de Madeira é responsável por tornar um ambiente mais agradável para convivência, uma vez que ele pode bloquear os raios de sol que incidem no local. Além disso, ele proporciona uma sombra dentro de casa, o que é agradável na questão da manutenção da temperatura. Por fim, é propício para a entrada vento e entrada de ar, que é mais um fator que colabora com um ambiente mais agradável. Em um escritório, por exemplo, um ambiente agradável pode ser fundamental para o aumento da produtividade e em diversos processos.

Além disso, vale ressaltar que, com base nesse fatores, o Breeze de Madeira é uma ótima alternativa para a economia de energia, uma vez que, conforme o seu mecanismo de moldagem, é possível controlar a incidência de luz, podendo aumentar a luminosidade ou diminuir conforme a necessidade. Por isso, pode-se considerar o Breeze um produto que substitui, muitas vezes, o uso de energia elétrica através de uma ou mais lâmpadas acesas.

É importante ressaltar também que as frestas que possibilitam a troca de ares entre os ambientes, substituindo, por vezes, o uso de um ar-condicionado, que é um dos grandes responsáveis pelo aumento das contas de luz em estabelecimentos comerciais, corporativos e residenciais.

Por fim, vale mencionar que o senso comum considera que o Breeze é apenas um adorno decorativo para uso em fachadas e outras localidades. Até estão certos, de alguma forma, à medida que o valor estético desse produto é, realmente, muito grande, mas deve-se, sem dúvida, atentar para os fatores utilitários, que também possuem grande valoração. 

Onde o Breeze de Madeira pode ser colocado? – Breeze de Madeira: uma opção interessante para o seu projeto

Como foi dito, o Breeze de Madeira é uma esquadria de muita versatilidade, podendo ser colocado tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos. É muito comum utilizá-lo como divisória de salas para copas ou outras localidades interiores, exceto no banheiro. A madeira é um tipo de produto que pode se adequar a diferentes ambientações devido à sua versatilidade e possibilidade de combinações com outros materiais mais frios e de cores mais neutras, como o branco.

A sua presença em salas, varandas e fachadas é muito valorizada, além, ainda, de escritórios. Nesta localidade, sobretudo, um ambiente agradável é fundamental para a manutenção de uma boa produtividade, principalmente se tratando de áreas corporativas e comerciais. 

Como cuidar do seu Breeze de Madeira – Breeze de Madeira: uma opção interessante para o seu projeto

Por ser um acessório de madeira, o Breeze, como todo produto produzido a partir desse material, necessita de alguns cuidados para manter a qualidade e o nível de excelência em um alto padrão.

Dessa forma, o verniz, por exemplo, é sempre obrigatório para produtos amadeirados, desde portas, janelas, deck e, também, os breezes. Além de ser um produto para a manutenção da qualidade, o verniz também possui uma função estética, uma vez que é possível atingir tonalidade diferentes. 

Um ótimo exemplo desse tipo de situação é na compra dos produtos de Tauari, que é uma madeira mais clara e que pode ter o acabamento finalizado em Cumaru, em Ipê e outras madeiras que são, por natureza, mais escuras que ela. 

O Breeze de Madeira que for utilizado em ambientes externos, fachadas e varandas, deverão ser de madeiras mais resistentes e que absorvem menos umidade, para que não corra o risco de empenar o produto ou inchar. Nesse caso, o Cumaru e o Ipê são as opções mais viáveis, além do verniz que é próprio para essas área, para impermeabilizar.

Qual o preço de um Breeze de Madeira – Breeze de Madeira: uma opção interessante para o seu projeto

Por ser considerado um adorno, um breeze de madeira tem, nos olhares do senso comum, como um produto muito caro e que não vale a pena ser investido. No entanto, tendo em vista que os breezes possuem funcionalidades além da estética, pode-se considerar que um custo benefício alto. Portanto, pode-se considerar que o investimento em um breeze é compensado, à longo prazo, em uma diminuição nos gastos de energia.

Os preços dos Breezes vão variar bastante em relação à diversos fatores, tendo em vista, sempre, as medidas em que serão feitos e a madeira da qual serão produzidos. Além disso, o verniz e a instalação serão sempre fatores que devem ser levados em consideração. 

Gostou do nosso artigo sobre Breeze de Madeira? Visite nossa loja virtual e física e converse com nossos especialistas!