Tendências

Arquitetura Residencial Contemporânea

Arquitetura Residencial Contemporânea

Arquitetura Residencial Contemporânea: Características e Inspirações – Com o passar do tempo, a forma como as residências são desenhadas e construídas sempre está sujeita à alterações. Em meados do século passado, por exemplo, as casas tinham como um padrão muros com altura menores e portões que não apresentavam tanta segurança. Hoje em dia, em contrapartida, isso não é mais possível ou não tão presente na arquitetura. Por isso, neste artigo vamos mostrar as características e inspirações da arquitetura residencial contemporânea.

O que é Arquitetura Contemporânea? – Arquitetura Residencial Contemporânea: Características e Inspirações

Para entender mais sobre a arquitetura residencial, é preciso traçar uma panorama sobre o que é a arquitetura contemporânea, como ela se constituiu e quais as diferenças em relação ao modernismo, frente artística que foi bastante influente no século XX. A arquitetura contemporânea teve início por volta da década de 1980 e 1990, tendo como alguma das principais características a utilização de linhas retas e formas geométricas, além da utilização de cores mais neutras, sobretudo, o branco. 

Você já deve ter se dado conta, inclusive, que essa escola se faz presente até os dias de hoje em diversos projetos arquitetônico, sejam nas áreas comerciais ou residenciais e, até mesmo, em áreas corporativas.

Entre algumas características presentes nesse tipo de arquitetura podemos citar o apreço pela integralização dos ambientes, isto é, menos paredes, com o intuito de ter contato visual com os diferentes locais dentro de uma residência. Além disso, a iluminação natural é bastante valorizada na arquitetura contemporânea e, em função disso, as portas e janelas são mais largas, preferencialmente com vidro e guarnições de madeira, por exemplo.

Vale mencionar também que a vista para a fachada e outros cômodos externos também são igualmente valorizadas. A preocupação com o meio ambiente tem sido, também, uma das pautas mais importantes na atualidade e que possui reflexos também na arquitetura. Dessa maneira, a arquitetura contemporânea faz uso de materiais não tóxicos e produtos recicláveis, que podem ser reaproveitados futuramente em outras condições.

Arquitetura Residencial Contemporânea: Dicas de decoração – Arquitetura Residencial Contemporânea: Características e Inspirações 

Em relação à decoração, existem sempre muitas possibilidades para a composição de um ambiente. Por isso, existem alguns projetos que são utilizados como inspirações para a realização de um novo. No caso das fachadas, por exemplo, existe uma preferência pela madeira, que costuma estar sempre presente. A madeira, nesse caso, é utilizada para valorizar a fachada, sendo um material de alta qualidade e resistência. 

Além das portas, os breezes de madeira também são opções viáveis para a composição da fachada, de modo que o seu sistema de abertura valoriza ainda mais a questão da ventilação e integralização entre os diferentes ambientes da casa.

Não sabe o que são Breezes de Madeira? Saiba mais no nosso artigo: Breeze de Madeira: Uma opção interessante para o seu projeto

Vale ressaltar também que os breezes são ótimas opções para as áreas de lazer. Aliados à uma área de piscina cercada por um deck de madeira, a composição desses ambientes pode se tornar mais, arejada e aconchegante, características que a madeira propicia.

A utilização de móveis como mesas e cadeiras de madeira também são ótimas opções, tanto para as áreas internas da residência quanto para as áreas de lazer, sobretudo as áreas cobertas que são propícias para a usabilidade desses produtos.

As mesas de Tauari, que são uma madeira mais clara, são os modelos mais versáteis que se apresentam para quaisquer localidades, tendo em vista que com o verniz, algo obrigatório para qualquer madeira, é possível atingir diferentes tonalidades para que o produto seja inserido em um ambiente da melhor maneira possível, buscando sempre a harmonia com os demais itens que compõem a decoração.

A arquitetura é um campo bastante complexo, não há dúvidas. É importante que, para um projeto, você tenha o acompanhamento de um profissional de arquitetura qualificado. É graças a ele que todos os componentes dos diferentes ambientes de ambientes residenciais, comerciais ou corporativos podem agir em harmonia e proporcionar as melhores sensações nas pessoas que ali vivenciarem. 

A Allmad Portas e Pisos incentiva a profissão e acredita na diferença que fazem em um espaço. Visite nossa loja e seja um Parceiro Allmad.